Como ler e gerar Códigos QR

18 de novembro de 2011 por

QR Codes (ou Códigos QR em português) são os chamados Códigos de Resposta Rápida (Quick Response Codes) e são imagens em duas dimensões legíveis por leitores dedicados a esta função ou através de celulares e smartphones com um aplicativo que reconheça esses códigos instalado.

Com eles você pode embutir links para páginas da internet, mensagens de texto, números de telefone e muito mais. Geralmente eu uso aqui no site para facilitar a vida de quem deseja instalar aplicativos para o Android, criando um QR Code com o link de download do app direto no Market.

Existe varias maneiras para gerar um QR Code, o mais simples é acessar o site qrcode.kaywa.com. Nele você encontra algumas opções que incluem o tipo do conteúdo, o conteúdo em si e o tamanho da imagem a ser gerada. Primeiro, o tipo de conteúdo. Há as opções Endereço da internet (URL), Texto puro (Text), Número de Telefone (Phone Number), e finalmente um SMS para mensagens curtas.

Depois você pode, no campo seguinte, popular o que será escondido no QR Code quando a imagem for gerada. Finalmente, escolha o tamanho variando entre Pequena (S – Small), Média (M – Medium), Grande (L – Large) e Extra Grande (XL – Extra Large). Após clicar no botão Generate (Gerar) a página será recarregada e você já verá o código QR gerado no quadrado que existia ao lado do formulário.

Ao gerar o QR Code, ele também gera um codigo HTML para que possa ser inserido no corpo de seu blog ou página. Pode alterar o tamanho do QR Cod, alterando o valor depois do “s” no codigo gerado. s=1 altere para qualquer número superior e veja se o tamanho resultante é o ideal. Tudo o que você colocar depois de d= será convertido para um Código QR, então você pode adaptar para qualquer linguagem de programação ou CMS existente.

Se precisar de um leitor de códigos de barra e QR Codes para Android, recomendo o que eu uso no meu smatphone o Barcode Scanner.

Para o iOS, temos o NeoReader, para o BlackBerry temos o ScanLife e para o Windows Phone temos (também) o NeoReader. Bom, agora você pode esconder várias coisas em códigos QR e facilitar a vida dos seus leitores e usuários.

Fan Page

Twitter

Posts relacionados

Compartilhe



Enviar comentário